Mansão do Caminho perde parto normal

O afastamento de duas profissionais da coordenação do Centro de Partos Normais (CPN) da Mansão do Caminho, entidade filantrópica situada no bairro do Pau da Lima, pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), provocou o protesto de gestantes e outras servidoras do centro. A Sesab convocou a obstetra Marilena Pereira, 55 anos, e a enfermeira Suzana Montenegro, 57 anos, para ocupar outros cargos direcionados pela secretaria.

A notícia do remanejamento provocou uma reunião de mulheres do Centro nesta terça (03) na Biblioteca Pública do Estado para lutar contra a saída das servidoras.

Uma nova reunião deverá ser realizada nesta quarta, 4, às 15h, na Casa Civil do Estado para que o pedido de reversão do afastamento seja levado ao governador Rui Costa.

O CPN é pioneiro no Norte e Nordeste do país em parto humanizado e, apesar de estar em fase de consolidação, é referência na área, e serve de modelo para a implantação de outros centros no estado.

As duas profissionais estão há três anos na coordenação da instituição, por meio de um convênio entre a Sesab e a Mansão do Caminho. Durante o período, cerca de 1.500 partos normais foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A nossa preocupação é que essa decisão provoque a descontinuidade do nosso trabalho”, disse a médica Marilena Pereira.

Segundo a coordenadora do grupo Parto Humanizado de Salvador, Carolina Lube, 27, a saída das servidoras representa o retrocesso de um projeto em crescimento num momento em que o governo luta para combater o número de partos por cesariana que chegam a 80 % dos partos no país.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.