Recomendada para baixar a febre, doenças gastrintestinais, estomatite, tuberculose, gengivite e verminose, a manga, também é capaz de prevenir e deter algumas células de câncer de mama e do cólon, segundo os cientistas da Texas AgriLife Research.
Sua capacidade antioxidante é considerada quatro a cinco vezes menor que a uva, no entanto, tem uma forte atividade anticâncer.
Para os responsáveis pela pesquisa, a manga estaria no topo do ranking de supercomidas,do ponto de vista fisiológico e nutricional, e consequentemente pode ser consumida diariamente, além de sua inclusão em dieta regular.
O estudo testou extratos de polifenol da manga em células cancerosas (in vitro) do cólon, da mama, dos pulmões, de leucemia e da próstata, no entanto, apesar dos resultados positivos com a leucemia e com os cânceres de próstata e de pulmão, a manga foi mais eficaz nos tipos mais comuns de câncer de mama e do cólon.
De acordo com os pesquisadores, um dos fatores positivos da manga, foi o fato das células normais do cólon não serem destruídas pelo polifenol. Eles também acreditam que a fruta funciona como uma quimioterapia seletiva, ou seja, que não atinge as células sadias.
Segundo ainda os cientistas os polifenóis e, mais especificamente, os gallotannins – polifenóis considerados frequentemente amargos ou secos, encontrados em sementes de uva, no vinho e no chá – são os compostos bioativos responsáveis por prevenir ou deter as células cancerosas.
Depois de obter resultados positivos em animais, cientistas pretendem agora dar continuidade ao estudo com testes em humanos, e não mais in vitro.
L.O.