Manchas de óleo que atingiram o litoral nordestino em 2019 voltaram a aparecer na Bahia. De acordo com a Marinha do Brasil, por meio o da Capitania dos Portos da Bahia; na última segunda-feira, 28, foi identificada a presença de resíduos oleosos na Praia de Itacimirim.
Além disso, segundo a Capitania dos Portos, na terça-feira, 29, houve coleta de amostras do material para análise do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM); dessa forma, será possível indentificar se os vestígios apresentam o mesmo perfil químico dos resíduos oleosos que atingiram a costa brasileira, em 2019.
Contudo, a operação para retirada dos resíduos, trabalham para retirar o material que está preso ás rochas; assim mais de 330 kg do material já teve remoção efetuada. A quantidade corresponde a 60% dos resíduos identificados na praia. Ainda assim, o material oleoso aparece somente na maré baixa, misturado à areaia da praia. As ações de remoção estão sendo realizadas sob supervisão do Ibama, Inema e ICMBio.
Anteriormente, as manchas de óleo surgiram aos montes desde agosto de 2019 em toda a costa do Nordeste em algumas localidade do Espírito Santo. Bem como, praias, rios, ilhas e mangues acabaram atingidos; precisou de meses para remoção de toneladas do material das localidades.
Assim, em junho de 2020, praias de Salvador, como Piatã e Jaguaribe ainda contavam com a presença do óleo. Dessa mesma forma, em julho, os resquícios foram encontrados nas praias da região de Morro de São Paulo, no município de Cairu.