A população feminina do Nordeste de Amaralina e bairros adjacentes conta com os serviços para diagnóstico de câncer de mama até sexta-feira (30). Os atendimentos serão disponibilizados às mulheres entre 50 e 69 anos e já acontecem na base Comunitária do Nordeste de Amaralina desde ontem (26/10). Serão disponibilizadas 800 mamografias.
A ação tem como objetivo fazer o rastreamento do câncer de mama. A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Estado – Sesab, em parceria com a Polícia Militar, e integra ao programa itinerante Saúde sem Fronteiras, ainda dentro das comemorações do Outubro Rosa.
A iniciativa promete atender às mulheres residentes nas áreas de Santa Cruz, Nordeste de Amaralina e Vale das Pedrinhas, segundo o diretor de Projetos Estratégicos da Sesab, Enádio Moraes. O diretor enfatiza que é importante que as mulheres compareçam para a realização do exame. Ele explica que as mulheres que tiverem diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia de referência para a região de saúde de residência das pacientes.
O programa itinerante Saúde sem Fronteiras contribui para o acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. O atendimento é realizado através de unidades móveis – carretas, com a finalidade de acompanhar as mulheres com imagens inconclusivas. Além da realização das mamografias, há também acompanhamento dos casos e encaminhamento ao tratamento, caso seja necessário.
*Redação saúde no Ar