As mulheres com mais de 40 anos podem realizar gratuitamente o exame de mamografia no parque de Ibirapuera – próximo do portão 10 – na capital paulista. A ação que integra a campanha Outubro Rosa, conta com a carreta do Hospital de Câncer de Barretos, onde estão sendo prestados os serviços desde o ultimo dia (2). A iniciativa do Instituto Avon segue até o dia 12 de outubro.
Na ocasião, a população – especificamente feminina – conta com informativos sobre câncer de mama, autoconhecimento e exames preventivos, que serão transmitidas por meio de um vídeo exibido em uma tenda. O espaço onde ficará a carreta, conta também com uma roda gigante rosa, para ter acesso, basta apenas participar das atividades realizadas. Durante os finais de semana, um médico ficará à disposição do público alvo para tirar dúvidas sobre a doença.
Em 2015, a estimativa é que mais de 57 mil novos casos de câncer de mama sejam descobertos no Brasil, o que corresponde a 156 casos novos a cada dia, segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA.
A mastologista Rita Dardes, consultora médica do Instituto Avon, alerta para a importância das visitas regulares ao médico e da realização de exames dentro do período anual recomendado para mulheres a partir dos 40 anos, para que a doença seja detectada em estágio inicial.
A especialista enfatiza que a ideia é chamar a atenção para o fato de que muitas mulheres ainda perdem suas vidas devido à detecção tardia da doença e início tardio do tratamento. Rita destaca que aproximadamente 30% dessas perdas podem ser evitadas por meio de rastreamento mamográfico, ou seja, realizando a mamografia periodicamente, mesmo em mulheres que não aparentam nenhum sintoma da doença – e considera uma boa notícia.
A ação será encerrada com uma caminhada de 3 km em torno do parque Ibirapuera, no dia 12 de outubro. Na oportunidade, serão distribuídas uma camiseta rosa da campanha Avon Contra o Câncer de Mama e água, no entanto, as primeiras 3.000 pessoas que chegarem ao ponto de encontro – localizado na à Assembleia Legislativa, às 7h.
O objetivo é chamar a atenção da população para a importância da detecção precoce do câncer de mama.
*Redação Saúde no Ar