Cerca de 47% das mulheres no Brasil deixaram de marcar consultas com ginecologistas ou mastologistas em decorrência da pandemia de Covid-19. Aponta o estudo do IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) na segunda edição da pesquisa Câncer de mama: tabu, falta de clareza sobre a doença, diagnóstico precoce e autocuidado, realizada em setembro de 2021, com a participação de 1.400 pessoas com pelo menos 20 anos em pelo menos 5 capitais brasileiras.
O cenário é preocupante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama já supera o câncer de pulmão em número de casos em todo o mundo.
A mamografia é o principal exame para o rastreamento do câncer de mama e pode ser fundamental na detecção e diagnóstico precoces da doença, o que pode aumentar potencialmente as chances de cura. Por isso, no Dia Nacional da Mamografia, celebrado neste sábado (05/02), a mastologista Dra. Anna Paola Noya Gatto, destaca a importância da realização dos exames periódicos, mesmo diante do prolongado momento de pandemia.
“A doença pode ser silenciosa, por isso, manter a realização de exames preventivos é imprescindível. As consultas ao ginecologista, mastologista e outras especialidades e a realização de exames importantíssimos como mamografia podem evitar uma série de doenças, além de auxiliarem na aplicação de um tratamento mais efetivo e eficaz. É preciso lembrar sempre, o câncer não espera!”, explica.
A médica esclarece que a indicação é de que a mamografia seja realizada por mulheres a partir dos 35 anos de idade, já que existe uma alta incidência do câncer de mama em mulheres jovens ( 4 a 5%), e manter o exame anual, mesmo sem sintomas ou sinais de doença, até quando a mulher estiver em condições físicas de realizar o exame, pois o câncer também acomete mulheres idosas. Sabe-se que alguns fatores de risco podem contribuir para o surgimento do câncer de mama: idade, histórico familiar positivo para câncer de mama, ovário e tireoide entre outros, consumo de bebida alcóolica em excesso, fumo, obesidade, estresse e sedentarismo.
Atenta a esta necessidade, a Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto, desenvolveu de forma pioneira o Check-Up da Mulher por faixa etária, com o atendimento em até 9 especialidades médicas e com exames e resultados realizados no mesmo dia, otimizando o tempo das pacientes e ainda proporcionando um cuidado integral com a saúde. O programa segue as recomendações das Sociedades Médicas Brasileiras e é personalizado de acordo com a idade de cada paciente, possibilitando um diagnóstico 360.
Ouça a entrevista na íntegra:
Dra. Anna Paola Noya Gatto
Médica Mastologista
Dir. da Clinica da Mulher, Anna Paola Noya Gatto
Sobre a Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto:
A Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto desde 1991 é uma clínica com 30 anos de experiência e especializada no atendimento à mulher com uma equipe médica totalmente feminina atuando com ética e profissionalismo, mas principalmente com carinho e gentileza, reconhecendo em cada ser humano uma história de vida diferente. A Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto foi criada para atender às necessidades e expectativas de toda mulher e oferece as especialidades de maior relevância para o universo feminino: Ginecologia, Mastologia, Endocrinologia, Angiologia, Urologia, Proctologia, Nutrição, Dermatologia e Oncologia.
Programa Cuidar bem mulher – Cartão Fidelidade
Pensando em oferecer à todas as mulheres um atendimento especializado, a Clínica da Mulher, inova mais uma vez ao oferecer o Programa Cuidar Bem Mulher, o seu cartão fidelidade. Com uma taxa anual de R$ 50,00 e sem carência, oferta as pacientes uma tabela com valores exclusivos para todas as consultas, exames e procedimentos realizados pela clínica.
Clínica da Mulher Anna Paola Noya Gatto, uma clínica de Mulheres cuidando de Mulheres.
Contatos: Telefone e Whatsapp: 71 3237-2633
Redes Sociais:
Instagram – @clinicaannapaolanoyagatto
Facebook www.facebook.com/AnnaPaolaNoyaGattoClinica
Site: www.apng.com.br/
Redação Saúde no ar
Fotos/ artes: APNG -material de divulgação