Ícone do site

Mais de um milhão de MEI poderão ser extintos ainda este ano – Saiba como evitar

Mais de um milhão de empreendedores microempresários individuais poderão ser extintos caso não regularize suas declarações anuais e os pagamentos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional, ( DAS é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais. Apenas 5% do salário mínimo mensal.

A Receita Federal emitiu o termo de exclusão para os devedores foi emitido no dia 30/09.

O prazo começa a contar quando a pessoa toma ciência do termo, que está no site.
Mas aqueles que não tomarem ciência da notificação, após 45 dias da emissão do termo, passa a ser considerado notificado, mesmo que ele não tenha acessado o site e visto o termo.(14/11) e ainda terá mais 30 dias para regularizar a situação.( até dia 14/12).

COMO SABER SE EXISTE NOTIFICAÇÃO ?

Entre no site do SIMPLES NACIONAL,
Ao abrir a tela, acesse o item “comunicações”, e se vc vai verificar se existe alguma mensagem.

E se eu não tiver o código de acesso ao simples nacional ?]

No momento do loguin no site do Simples Nacional, clica em “solicitar ou alterar ( caso tenha esquecido) o código de acesso.

COMO PAGAR MENSALIDADE DO DAS ATRASADA ?

Acessa o site Portal do Empreendedor, clica em “Já sou Mei”, clica em “pagamento de contribuição mensal” e  entra no site GOV e acessa o “boleto de pagamento”  vai pedir seu CNPJ e após abrir a tela, clica em “emitir guia de pagamento”, insere o ano e verifica os meses em atraso. Pague na sequência o mês mais atrasado para o menos atrasado.

Obs: as vezes o site passa 07 dias para dá baixa no pagamento feito.

Alem do pagamento do DAS  é preciso enviar a declaração anual.

Se ainda tiver dúvida, procure um profissional de contabilidade.

Jorge Roriz

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile