De acordo com Boletim da Defesa Civil do Estado, a seca que atinge o Amazonas já afeta 633 mil pessoas. Das 62 cidades do estado, 59 estão em situação de emergência por causa da estiagem.
Segundo o órgão, 158 mil famílias foram afetadas pela seca deste ano. Em razão da estiagem, o governador Wilson Lima decretou, em setembro, situação de emergência em 55 dos 62 municípios do estado.
Em Manaus, a seca é a pior registrada em 121 anos. A cota do Rio Negro, está em 12,89m, a menor registrada desde 1902, quando começaram as medições do volume do rio.
Na última semana, o governo federal disponibilizou cerca de R$ 100 milhões para ações emergenciais de dragagem de trechos do rio em pontos críticos, próximos à cidade de Itacoatiara e Manaus. A região tem cerca de 2,3 milhões habitantes e o objetivo é evitar o desabastecimento de itens básicos
Além disso, a Marinha, por meio do Navio de Assistência Hospitalar Soares de Meirelles, em ação conjunta com o Exército e autoridades locais, distribuiu mais de 6 mil cestas básicas e 1,1 mil caixas de água mineral em municípios da região do Alto Solimões. A distribuição começou pelo município de Tabatinga, perto da fronteira com a Colômbia e o Peru.
Foto: Reuters