PORTAL SAÚDE NO AR

Mais de 60% dos brasileiros tem ansiedade

Segundo estudo aplicado pela Guia da Alma, startup de soluções de saúde mental nos segmentos B2C e B2B, No Brasil, 62,6% das pessoas sentem alto nível de ansiedade.

“Seja a ansiedade ou a depressão considerada a doença do século, o fato é que nunca se falou tanto sobre o tema, por conta de sua importância e gravidade. Ações precisam ser tomadas para que os níveis e consequências das desordens mentais não se agravem,” afirma Liana Chiaradia, fundadora da Guia da Alma.

O levantamento considera as respostas de 24.180 brasileiros para perguntas coletadas de forma online entre janeiro de 2020 e agosto de 2023. A amostra compreende o durante e o pós-pandemia de Covid-19, período em que a busca dos brasileiros por saúde mental cresceu — de acordo com a pesquisa da Global Health Service Monitor, o percentual de pessoas que se preocupam com saúde mental saltou de 18% para 49% em quatro anos no país (entre 2018 e 2022).

O Relatório Mundial de Saúde Mental de 2022  apontou aumento de 25% no índice de ansiedade e depressão da população mundial somente no primeiro ano de pandemia.

Os resultados confirmam uma tendência apontada por pesquisas de que os números de pessoas com transtornos mentais já exigiam atenção antes da pandemia, mas foram agravados com ela, atingindo um número significativo de pessoas, diz Rodrigo Roncaglio, CEO da Guia da Alma.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe