Mais de cinco mil pessoas morreram em acidentes de motocicleta na Bahia de 200 a 2014 e mais da metade das internações (52,6%) decorrentes de acidentes de trânsito são causadas por acidentes de moto. Os dados são do Ministério da Saúde(MS) que alerta para a imprudência dos condultores desses veículos, nesta segunda-feira (27.07), dia do Motociclista.
Segundo o ministério de cada dez pessoas que se utilizam desse veículo, apenas duas usam capacetes. Ano passado, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou com internações cerca de R$ 6 milhões, sendo que os dados ainda não estão fechados. E isto sem contabilizar medicamentos, fisioterapias, órteses e próteses o que elevaria este valor em até 10 vezes.
Esses números são resultado do crescimento da utilização deste tipo de transporte, que saiu de 0,7% (2000) para 4,2% (2014) representando um aumento de 481,2%, elevando, com isso, a exposição ao risco de se envolver em acidentes devido à falta de proteção que a moto impõe ao seu condutor, cujo envolvimento em acidentes tende a ser grave, com elevado número de mortes e internações.
Fonte: Ascom/Sesab
A.V.