Mais da metade dos pacientes precisam sair de suas cidades

leitos1

De acordo com pesquisa do IBGE divulgada nesta quarta-feira (26/08), 59,9%  dos pacientes de Atenção Básica  precisam se deslocar de suas cidades para se internar. O motivo do deslocamento é a falta de estrutura nas cidades onde moram.

A proporção é maior no Nordeste (55,3%) e menor no Norte (46,7%). Nos municípios de até 100 mil habitantes, onde os serviços de saúde são mais simples, a prática é mais comum.

A  pesquisa  foi feito entre julho de 2014 e março de 2015 e mostrou que 59,9% dos municípios precisavam referenciar usuários da atenção básica para internação fora, sendo o Sudeste a região mais crítica nesse sentido (66%), e o Centro-oeste, a que tem menor índice (46%).

93,4% dos leitos  não possuem   UTIs neonatais,   que muitas vezes salvam recém-nascidos com risco de vida, sejam em estabelecimento público ou em conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

OS  dados  são referentes às 27 unidades da federação e aos 5570 municípios

As respostas aos técnicos do IBGE foram dadas por funcionários dos estados e municípios, e não pela população destes. 

..Outra deficiência ; 12,9% dos municípios não dispõem do serviço de emergência 24 horas.

JR

IBGE

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.