Na ultima quinta-feira (05) a principal via pública de uma cidade histórica da época da corrida do ouro na Califórnia ficou em ruínas; causada pelo maior incêndio florestal do estado que devasta Greenville, uma vila nas montanhas de Sierra Nevada.
De acordo com as equipes de bombeiros que ainda trabalhavam para combater os incêndios em Greenville; as queimadas já destruíram mais de 130 mil hectares. A cidade histórica fica localizada cerca de 260 quilômetros ao norte de Sacramento, e foi atingida após o incêndio chamado de Dixie Fire avançar por toda a noite anterior.
Ainda assim, as chamas já tem atingido a área há três semanas. “Apesar dos valentes esforços dos bombeiros, de recursos aéreos e de agentes da lei para proteger a vida e a defesa da propriedade, o fogo se espalhou na comunidade de Greenville”, informou o Departamento de Proteção às Florestas (Cal Fire).
No local, o fogo, que começou na quarta-feira (4) e queimou 2.400 acres (cerca de 970 hectares) nos condados de Nevada e Placer; dessa forma, forçou milhares de pessoas a deixarem suas casas, incluindo a maior parte da cidade de Colfax. Além disso, mais de 50 moradias ou construções foram destruídas e 30 danificadas, não sendo possível diminuir a dimensão do incêndio, afirmou o Cal Fire.