Maior iceberg do mundo se desprende na Antártica

Segundo imagens por satélite do programa europeu Copernicus, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês); o maior iceberg do mundo se desprendeu da plataforma de gelo de Ronne, na Antártica.

O iceberg A-76, de quase 170 km de comprimento por 25 km de largura e uma superfície total de 4.320 quilômetros quadrados; o equivalente a quase metade de Porto Rico, está à deriva no Mar de Weddell; de acordo com um comunicado divulgado pela agência na quarta-feira à noite.

Foi observado inicialmente pelo British Antarctic Survey (BAS); organismo de pesquisa britânico para as zonas polares que tem uma base próxima ao local. Até então, o maior iceberg do mundo era o A-23A, com superfície de 3.380 quilômetros quadrados, também à deriva no Mar de Weddell, conforme a ESA.

O Centro Nacional de Gelo dos Estados Unidos afirmou que o iceberg A-76 iniciou a separação da plataforma de Ronne em 13 de maio. Em novembro de 2020, outro iceberg gigante, que era o maior do mundo quando se desprendeu em 2017, aproximou-se perigosamente de uma ilha do Atlântico Sul, ameaçando colônias de pinguins e focas.

A temperatura do planeta aumentou mais de 1ºC desde a era pré-industrial, devido às emissões de gases causadores do efeito estufa, provocadas pelas atividades humanas. A Antártica registrou, no entanto, um aumento de temperatura duas vezes superior.

De acordo com a agência, a camada de gelo da Antártica, que representa o equivalente a 55 metros de elevação do nível do mar, perde 150 milhões de toneladas de gelo a cada ano. Além disso, a hipótese de seu derretimento é um dos “pontos de ruptura” ou “ponto de inflexão” identificados pelos cientistas como elementos-chave cuja modificação substancial pode levar o sistema climático a uma mudança dramática e irremediável. Os icebergs são tradicionalmente batizados com uma letra que corresponde à zona da Antártica em que foram detectados pela primeira vez, seguidos por um número.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: CPI da Covid em Resumo

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.