Maceió entra em estado de emergência por mina da Braskem

schedule
2023-12-01 | 15:40h
update
2023-12-01 | 15:17h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Maceió entra em estado de emergência por mina da Braskem

Por conta do risco iminente de colapso de uma mina petroquímica da Braskem, a Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência.

A mina localizada no Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange, pode ocasionar a formação de grandes crateras na região. Devido ao risco, a área está desocupada desde a quinta-feira, 30, e a Defesa Civil municipal recomendou que embarcações e a população evitem transitar no local até nova atualização. No dia 29, o Hospital Sanatório no bairro Pinheiro, vizinho ao Mutange passou por evacuação devido ao risco.

Assim, a Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta máximo devido ao risco iminente. De acordo com o município, já ocorreram cinco tremores de terra somente no mês de novembro.

“Não sabemos a intensidade, mas é certo que grande parte da cidade irá sentir. Se houver uma ruptura nessa região podemos ter vários serviços afetados, a exemplo do abastecimento de água de parte da cidade e também o fornecimento de energia e de gás. Com certeza, toda a capital irá sentir os tremores se acontecer essa ruptura dessas cavernas em cadeia”, afirmou o coordenador-geral da Defesa Civil do Estado, coronel Moisés Melo.

Equipes da Defesa Civil Nacional e do Sistema Geológico Brasileiro estão no estado para acompanhar a situação. O governador de Alagoas, Paulo Dantas, pediu uma audiência com a presidência da república para tratar sobre o assunto.

Em nota, a Braskem informou que a situação vem se intensificando e que estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis para a diminuição do impacto. De acordo com a empresa, ela segue acompanhando e compartilhando os dados de monitoramento em tempo real com as autoridades competentes.

As minas da empresa em Maceió são cavernas abertas para a extração de sal-gema. Desde 2019, elas estavam fechadas, no período o Serviço Geológico Brasileiro confirmou que a atividade provocou o afundamento do solo na região.

 

 

 

Foto: Reprodução Redes Sociais

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
03.08.2024 - 10:24:02
Uso de dados e cookies: