Comer maçã diariamente pode eliminar as gorduras do corpo, é o que aponta um estudo realizado por cientistas americanos da Universidade da Pensilvânia. A fruta evita o envelhecimento, protege o corpo de doenças e ainda limpa os dentes. Pois é! Sãos tantos os efeitos positivos ao consumir o produto, que os norte-americanos fortaleceram até o ditado popular – “Uma maçã por dia mantém o médico longe”. Se o problema é manter o corpo saudável, “maçã para dentro”!
Comer uma maçã 15 minutos antes de cada refeição, faz com que se consuma até 200 calorias a menos, mostra a pesquisa. De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, do Emagrecentro, a fruta é ainda rica em pectina, substância que ajuda a controlar o colesterol, como se ela raspasse a gordura para fora do corpo. Entretanto, a inclusão no cardápio, pode eliminar as gorduras em sete dias.
Parece até contos de fadas, mas o segredo do processo de emagrecimento está realmente nas fibras e pectina. E a maçã é rica em ambas as substâncias!
De acordo com o estudo, as fibras da fruta preenchem o estômago e dão uma sensação de saciedade – o que pode causar a perda da fome e demoramos mais para comer novamente. Já a pectina colabora para uma digestão mais lenta, o que mantém a fome longe por mais de quatro horas. Além disso, ela reduz a absorção de açúcar, o que diminui a quantidade de gordura que o corpo consegue estocar.
A especialista também destaca que ao juntar a ação das fibras e da pectina a pessoa terá a fome reduzida, consumirá menos calorias e ainda perderá gordura.
A nutricionista alerta por optar por maçãs orgânicas, no momento das compras. Caso o custo seja mais caro, adquira as tradicionais e tome alguns cuidados para livrá-las dos agrotóxicos. Ela adverte ainda que a fruta necessita ficar de molho por até meia hora em um vasilhame com uma solução de 1 colher (sopa) de pó de bicabornato de sódio em 1 litro de água. Depois, basta lavar em água corrente. Esse procedimento é funcional porque o PH mais ácido do bicarbonato elimina os produtos químicos dos alimentos.
L.O.