O álcool é uma droga acessível e divulgada amplamente pelos meios de comunicação, e essa acessibilidade à bebida pode transformar o hábito social em vício. Como toda dependência, interromper o consumo de maneira definitiva é muito difícil. Para que o objetivo seja alcançado com sucesso, é preciso compreender o que é o alcoolismo.
O alcoolismo é uma dependência de álcool ilustrada pelo consumo excessivo ou contínuo. Muitas vezes o dependente não tem a devida percepção do próprio problema, e o apoio dos mais próximos, principalmente da família, é fundamental.
Um erro comum de quem planeja atingir um objetivo é adiar o início. Tomar a decisão de começar o quanto antes é um sinal de força que gera o incentivo para ir até o fim. Sendo assim, confira algumas dicas essenciais na luta contra o alcoolismo:
1 – Não alimentar o vício
Armazenar álcool em casa de quem deseja ficar longe dele é um convite à recaída. Logo, não alimente o vício. Além de passar longe de bares e ambientes em que há bebidas alcóolicas, a família deve eliminar qualquer quantidade do líquido do ambiente do lar.
2 – Ser irredutível a convites para beber
Quem luta contra a dependência precisa aprender a dizer não. Também não pode beber porque outras pessoas próximas estão. Caso alguém insista em oferecer ou convidar para bares e ambientes semelhantes, é um indício que o melhor a fazer é manter distância dessas pessoas.
3 – Persistência é fundamental
A maioria das pessoas não consegue parar de beber na primeira tentativa. Saber disso é importante e ajuda a criar vontade para tentar novamente.
4 – Manter uma rotina saudável
Criar uma rotina com regras a partir de uma dieta balanceada coadunada a exercícios físicos pode e deve ser o estímulo natural que faltava para acabar com a dependência. Adaptar o organismo a práticas saudáveis proporciona uma sensação de bem-estar e auxilia o refém do álcool a viver satisfeito consigo mesmo, eliminando as últimas chances de inércia.
5 – Procurar ajuda profissional
Um auxílio de quem entende é sempre aconselhável. A psicoterapia ajuda a controlar os gatilhos emocionais que estão por trás da falta de controle. Muitas pessoas começam a beber por ansiedade, frustração, estresse ou problemas familiares e profissionais.
Redação Saúde no Ar*
(M.M.)