PORTAL SAÚDE NO AR

Lúpus, você pode ter e não sabe!

Patrícia Tosta conversou no programa Saúde no Ar com o Dr. Mittermayer Barreto Santiago, pós-doutor em Reumatologia pela University of Calgary, professor adjunto na Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospital Santa Izabel (HSI) e médico reumatologista da UFBA, sobre o Lúpus, uma doença que afeta muitas pessoas no mundo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, o lúpus eritematoso sistêmico é uma doença que atinge órgãos diversos (dentre eles os rins) e de formas diversas em cada indivíduo.O acometimento renal é frequente em pacientes com lúpus e, em geral, corresponde a uma glomerulonefrite, que pode apresentar-se das formas mais variadas, indo desde alterações urinárias mínimas (hematúria e/ou proteinúria pequena) até insuficiência renal.

Considerando-se que a nefrite é uma das manifestações de atividade lúpica, devemos estar sempre atentos para a possibilidade de que venha a agravar-se ou a instalar-se num paciente que antes não apresentava lesão renal. Para tanto, além das informações fornecidas pelo paciente e os achados do exame físico, a realização de exames laboratoriais simples como o exame de urina (“Urina I”) e a determinação de creatinina no sangue são necessários. Outros exames podem ser adicionados a estes uma vez constatada a lesão renal.

Ouça:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.