O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um procedimento na noite de domingo (20.nov.2022) para retirar placas brancas da laringe. O petista foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, teve alta e está em casa, na capital paulista. A informação foi confirmada pela assessoria de Lula.
O exame de nasofibroscopia mostra alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”, diz o boletim…
O deputado e ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT-SP) afirmou em seu perfil no Twitter que acompanhou o procedimento e o resultado foi o “esperado”. Segundo ele, a lesão era “benigna, sem qualquer sinal de malignidade”. Também afirmou que o presidente eleito está em condições de trabalhar com a equipe de transição. “Lula tá mais do que pronto para ouvir o diagnóstico da transição e mudar o Brasil.” .
Exames de rotina teriam apontado uma inflamação das cordas vocais do presidente eleito e uma leucoplasia na laringe. FIcou comprovada a “completa remissão do tumor diagnostIcado em 2011”.