Durante o procedimento para colocação de uma prótese no quadril,nesta sexta-feira (29/09) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma cirurgia para retirar o excesso de pele das pálpebras. O cardiologista Roberto Kalil Filho, médico do petista, afirmou que a cirurgia plástica foi realizada para “aproveitar o efeito do anestésico”.
A blefaroplastia (cirurgia das pálpebras) é um procedimento cirúrgico usado para tratar o excesso de pele na região dos olhos, que dão um aspecto de pálpebra caída. A condição é comum em pessoas idosas. É uma cirurgia considerada de baixa complexidade.
Segundo o médico, os dois procedimentos correram bem e Lula pode já receber alta na próxima terça-feira. Os dois procedimentos foram realizados no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
A cirurgia para corrigir a artrose do lado direito do quadril correu “sem intercorrências”. O chefe do Executivo está acordado e irá para o quarto no hospital nas próximas horas, sem passar por Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), informou o médico Roberto Kalil Filho. “Foi uma cirurgia programada e que transcorreu dentro da normalidade”, afirmou.
Lula chegou à unidade do hospital Sírio-Libanês, em Brasília, às 8h desta sexta. A operação começou às 12h e terminou às 13h13.
A expectativa é que ele permaneça no hospital até terça-feira e, em seguida, despache do Palácio da Alvorada por pelo menos três semanas. O Palácio do Planalto prevê um período de quatro a seis semanas sem viagens presidenciais após a cirurgia.