A Anvisa interditou, nesta quarta-feira (12), o produto Linguiça Tipo Calabresa Defumada da marca Frigosantos. A interdição se aplica a todos os alimentos do lote com prazo de validade até 30/4/2017. De acordo com as análises realizadas pelos Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagro), o lote da Linguiça tipo calabresa defumada, marca Frigosantos, apresentou problemas relacionados à análise de microrganismos (Estafilococus coagulase positiva).
A medida sanitária foi motivada após a Anvisa receber uma notificação encaminhada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Tal documento apontou os resultados das análises laboratoriais em produtos de origem animal de alguns estabelecimentos, alvos da operação “Carne Fraca”.
Padrões Sanitários- Em 2001, a Anvisa publicou o Regulamento técnico sobre padrões microbiológicos para alimentos. A definição de critérios microbiológicos para alimentos estabelece padrões sanitários que visam, em primeiro lugar, proteger a saúde da população. O descumprimento dos parâmetros constitui, portanto, infração sanitária sujeitando os infratores a penalidades.
A carne em questão era fabricada pela Indústria e Comércio de Carnes Frigosantos Ltda (SIF 2021).
A interdição da Linguiça defumada Frigosantos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (12). Resolução já se encontra em vigor e é válida pelo prazo de 90 dias.