De acordo com a pesquisa dos especialistas, a fórmula ideal é fazer três minutos de exercícios moderados a vigorosos; bem como 12 minutos de atividade física leve para cada hora sentada diariamente, o que reduziria em 30% as chances de morte precoce.
“Nossa nova fórmula revela que três minutos de exercícios moderados a vigorosos para cada hora de tempo sentado proporcionam o equilíbrio certo e contribuem para uma vida mais longa e saudável. No tempo restante, as pessoas devem se locomover o máximo possível, além de terem uma boa noite de sono. Esse coquetel, ou fórmula simples, garante proteção à saúde das pessoas ”, disse o pesquisador Sebastien Chastin em nota divulgada pela UFPel.
Além disso, o pesquisador alerta que “trinta minutos de atividade física por dia ou 150 minutos por semana é a recomendaçã; contudo, a pessoa pode perder todo o benefício potencial se ficar muito tempo sentada.
O estudo de quatro anos publicado no British Journal of Sports Medicine; utilizou como base a análise de seis outros estudos anteriores, reunindo dados de mais de 130 mil adultos do Reino Unido, Estados Unidos e Suécia.
De acordo com os pesquisadores as formulas são:
- Para 11 horas de tempo sentado, são necessários 55 minutos de exercício físico e 4 horas de atividade física leve.
- Bem como, para 10,3 horas de tempo sentado, são necessários 13 minutos de exercício físico e 5 horas e meia de atividade física leve.
- Para 9,7 horas de tempo sentado, são necessários 3 minutos de exercício físico e 6 horas de atividade física leve.
Veja também: Combinar 1ª dose da vacina de Oxford com 2ª dose da Pfizer é seguro e eficaz