Portal Saúde no Ar

 

Lixo e sujeira são inimigos da saúde

Durante muito tempo, Salvador manteve uma imagem negativa junto aos turistas de outros estados brasileiros. Era considerada uma das cidades mais belas do país, e de grande potencial turístico, porém muito suja. A história hoje é outra. O baiano mudou e cuida melhor da sua cidade. Não se trata porém de uma modificação que aconteceu da noite para o dia.

Os poderes públicos vem tentando modificar essa imagem através de campanhas e da mudança de hábitos. Como nem sempre é fácil mudar costumes atávicos, a Limpurb decretou um sistema de multa para os “sujões” que vem assustando aqueles que não prezam pela limpeza das nossas ruas.

Na semana passada, fiscais da Limpurb multaram 21 pessoas: 20 por descartar lixo em local impróprio (infração leve, com multa de R$ 67,23) e um homem por urinar na rua (infração gravíssima, com multa de R$ 1.008,45). A multa deverá ser paga em até 60 dias. Se o débito não for pago, o CPF dos infratores é negativado no SPC e na Serasa. Há quem reclame dizendo que a cidade não tem sanitários públicos suficientes, mas nesses casos se a pessoa tiver vontade de urinar pode entrar em um shopping, supermercado ou em uma casa comercial.

Afinal, a sujeira não só enfeia a cidade e deixa uma má impressão dos seus habitantes. O lixo e a sujeira são responsáveis por grande parte das doenças muito delas fatais. O lixo é responsável por uma série de problemas para a humanidade, pois agride violentamente o nosso planeta causando a poluição da água, a degradação dos mananciais e do solo, prejudicando o meio ambiente e sendo responsável pela morte de espécies da flora e da fauna.  Além disso, causa graves problemas aos seres humanos, pois o lixo urbano causa doenças sérias na população, já que oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de várias formas de vida, especialmente de insetos, e animais considerados pragas urbanas, como ratos, pombas, baratas, moscas e cães, que transmitem doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos.

Entre as principais doenças relacionadas ao acúmulo de lixo e sua falta de tratamento estão a febre tifoide, peste bubônica, tifo, leptospirose, além de alergias, infecções intestinais e outras doenças.

Mas, o lixo também causa problemas diretamente ao ser humano, pois o lixo urbano causa doenças sérias na população. O lixo oferece água, abrigo e principalmente alimento para o desenvolvimento de várias formas de vida, especialmente de insetos, e animais consideradas pragas urbanas, como ratos, pombos, baratas, moscas e cães, que são transmissores de doenças e de agentes que podem causar infecções como vermes, vírus, bactérias e fungos.

A Limpurb tem um trabalho intitulado A importância da gestão de resíduos sólidos e a saúde, realizado pelo engenheiro Luís Teles, tendo como fonte principal o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia ( UFBA), que costuma ser utilizado nas palestras e apresentações do órgão, com o intuito de conscientizar as pessoas para a importância da prevenção de doenças.

Conforme a arquiteta Rosa Campos, assessora-chefe de Planejamento da Limpurb, o conceito de saúde é muito amplo. O conceito clássico é o de “ausência de doença”, mas pode ser classificada também como “ dádiva divina” ou “estado de completo bem-estar, físico, mental e social”, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade.

A Atenção Primária a Saúde é um conjunto de ações básicas, articulado a um sistema de saúde, que incluem, pelo menos, educação no tocante a problemas de saúde para a sua prevenção e controle, promoção da distribuição de alimentos e da nutrição apropriada, abastecimento adequado de água potável e saneamento básico, cuidados de saúde materno-infantil com a inclusão do planejamento familiar, imunização contra as principais doenças infeciosas e prevenção e controle de doenças endêmicas.

Entre as doenças mais comuns ligadas ao acúmulo de lixo e a sua falta de tratamento estão a febre tifóide, a peste bubônica, o tifo, leptospirose, além de alergias, infecções intestinais e outras doenças. O rato é um dos principais transmissores de doenças:  a pulga do rato é o vetor da peste bubônica, sua urina, da leptospirose, e a mordida do rato provoca o tifo murinho.

Portanto, é bom tomar consciência que uma cidade limpa, saneada e urbanizada não tem só um caráter estético, mas principalmente, o de uma cidade onde seus habitantes são educados e saudáveis.

Aurora Vasconcelos

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.