O livro “O farmacêutico na assistência farmacêutica do SUS: diretrizes para ação” foi lançado recentemente pelo Conselho Federal de Farmácia – CFF. O lançamento ocorreu durante 434ª Reunião Plenária.
Na ocasião, o vice-presidente do CFF e coordenador do projeto, Walter Jorge João junto com a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública, Lúcia Sales, conselheira federal de Farmácia pelo Ceará, ressaltaram que o objetivo desse livro é subsidiar esses colegas que têm um papel importantíssimo a cumprir no âmbito do maior sistema público de saúde do mundo.
O livro não pretende ser um guia prático de assistência farmacêutica, no entanto, apresenta dados relevantes sobre o tema, identifica problemas e sugere soluções para otimizar a atuação do farmacêutico no âmbito do SUS, conforme informou Valmir de Santi,
Os interessados pela publicação, podem conferir assuntos como o uso racional de medicamentos, a estruturação da assistência farmacêutica, o acesso aos medicamentos, dentre outros. Assuntos como Judicialização também é abordado no livro – o desenvolvimento de novos fármacos, o papel do farmacêutico e o controle social. Dividido em 10 capítulos, o livro aborda tópicos escritos por diferentes autores ligados a saúde pública.
L.O.