Notícias

Líderes europeus procuram medidas para combater a crise energética e financeira

Reunião de líderes da União Europeia em Bruxelas nesta quinta-feira (20), terá entre seus temas, a crise energética. O grupo busca medidas para combater os elevados preços e assegurar a segurança do abastecimento.

Após a Comissão Europeia ter apresentado novas medidas para aliviar os preços do gás e da luz, a maior parte das quais terão efeito no inverno do próximo ano, o Conselho Europeu praticamente dedicado à crise energética, acentuada pela guerra na Ucrânia, começa esta tarde com as discussões entre os chefes de Governo e de Estado da UE sobre a energia.
Os 27 líderes reúnem-se para procurar consensos na resposta às diversas crises. A energia e os consequentes abalos económico e financeiro são os temas prioritários.
Entre as propostas da Comissão vão estar os preços do gás, como detalha a correspondente da Antena 1 em Bruxelas, Andrea Neves.
Os líderes europeus – incluindo o primeiro-ministro português António Costa – vão discutir propostas como um mecanismo temporário para limitar preços na principal bolsa europeia de gás natural. Bem como a criação de instrumentos legais para compras conjuntas de gás pela União – que só deve avançar na primavera de 2023 – e ainda regras de solidariedade no bloco comunitário para disponibilização de gás a todos os Estados-membros em caso de emergência.
O primeiro-ministro português vai apresentar no Conselho Europeu uma proposta para a União Europeia reutilizar 200 mil milhões de euros de dívida comum. Cabe a Portugal uma fatia de 12 mil milhões de euros. António Costa defende que seria uma forma de atenuar a crise energética.
O primeiro-ministro acredita também que deverá avançar o gasoduto que vai levar gás da Península Ibérica para a Europa.
Antes do início da reunião, António Costa, Pedro Sánchez e Emmanuel Macron encontram-se para discutir a criação de um gasoduto nos Pirenéus – tendo em vista o transporte de gás e, no futuro, de hidrogénio, para assim reduzir a dependência do fornecimento russo. A Alemanha apoia o projeto. Contudo, a França se opoe.

 

Fonte: RTP

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

2 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

11 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

11 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago