Líder do Quilombo dos Palmares, Bernadete Pacífico, foi assassinada

schedule
2023-08-18 | 21:40h
update
2023-08-18 | 22:22h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Líder do Quilombo dos Palmares, Bernadete Pacífico, foi assassinada

Bernadete Pacífico, Mestra da Comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares, liderança reconhecida internacionalmente, foi executada com   requinte de crueldade e violência no interior da sede da Comunidade Quilombola de Pitanga dos Palmares, localizado no município de  Simões Filho – BA, RMS – Região Metropolitana de Salvador.

Bernadete,  teve seu filho, Binho  do Quilombo,  assassinado, em 17 de setembro de 2017. Ela fazia pedia  as autoridades para punir os assassinos de seu filho  e porisso estava recebendo ameaças.

Junto com outras lideranças, Bernadete participou, em julho deste ano, de um encontro com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, na comunidade Quingoma, em Lauro de Freitas. Na ocasião, ela denunciou ameaças e violências contra a comunidade quilombola.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), determinou que as polícias Militar e Civil sejam firmes na investigação.

Em nota divulgada na noite desta quinta-feira, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos ( Conaq), exige que o Estado brasileiro tome medidas imediatas para a proteção das lideranças do Quilombo de Pitanga de Palmares.

“A família Conaq sente profundamente a perda de uma mulher tão sábia e de uma verdadeira liderança. Sua partida prematura é uma perda irreparável não apenas para a comunidade quilombola, mas para todo o movimento de defesa dos direitos humanos”, ressalta a entidade.

O Quilombo Pitanga dos Palmares, que era liderado por Bernadete, é formado por cerca de 289 famílias e tem 854,2 hectares, reconhecidos em 2017 pelo Relatório Técnico de Identificação e Delimitação – RTID do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Bernadete foi secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Simões Filho, região Metropolitana de Salvador, e sempre foi uma defensora dos quilombos, combatendo o racismo, a intolerência religiosa e os direitos dos menos favorecidos.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
03.08.2024 - 14:59:59
Uso de dados e cookies: