Começar uma atividade física no verão é algo muito comum, mas essa prática se não for bem orientada pode trazer problemas a saúde. Apesar da estação mais quente do ano ser uma boa oportunidade começar a ter um de vida mais saudável, a busca por resultados rápidos e a falta de um acompanhamento profissional especializado pode gerar diversos problemas de saúde, como: lesões e traumas ortopédicos. O assunto, foi tema do Programa Saúde em Foco, desta quarta-feira, 08 de janeiro, com transmissão ao vivo pelas Rádio Excelsior AM 840 e Web Saúde no ar. Patricia Tosta, entrevistou o médico ortopedista Alexandre Andrade a respeito do tema.
“O excesso de exercícios pode transformar o que seria um hábito saudável em um grande risco para o corpo, não só em relação aos traumas, como também para o sistema cardiovascular. É muito comum nesse período do ano que alguns indivíduos absorvam uma carga de treinamento excessiva e acabam tendo como resultado lesões e outros problemas mais graves”, alertou o ortopedista.
De acordo com o especialista, o joelho e a coluna são os mais sobrecarregados por quem inicia uma atividade física sem a devida orientação. “Grande parte das pessoas que iniciam as atividades físicas no verão, tem um histórico de sedentarismo. Quando juntamos a falta de condicionamento com sobrepeso e a escolha de uma modalidade de impacto como musculação ou crossfit, as chances de obter traumas de joelho ou coluna são imensas”, explicou Andrade.
Para minimizar os riscos de contratempos para quem quer sair do sedentarismo e entrar com tudo no verão, o especialista indica a procura de um médico para realização de uma avaliação, além do acompanhamento de um educador físico qualificado. Para quem sofre os primeiros sintomas de possíveis lesões, a indicação é suspender a atividade física e buscar de imediato tratamento.