Algumas pessoas deixam de consumir leite e derivados com medo que possam fazer mal ou devido a alguma “dieta da moda” que excluem o alimento devido a presença de lactose, porém a exclusão é recomendada somente para pessoas com alergia a proteína do leite de vaca ou intolerância a lactose. Se você não possui nenhuma dessas condições pode consumir tranquilamente o leite e seus derivados.
O leite é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, cálcio, selênio, vitamina D, vitaminas do complexo B entre outros nutrientes. O consumo de alimentos ricos em proteínas e cálcio é de grande importância para toda a população, principalmente grupos de risco como crianças e idosos e o leite e seus derivados são ótimas opções para o consumo desses nutrientes.
Muitas pessoas que excluem o leite da alimentação sem orientação tendem a o substituir por alimentos com uma má qualidade nutricional, como alimentos ultra processados, resultando em uma alimentação desequilibrada. Se por algum motivo você queira excluir leites e derivados da sua alimentação procure um nutricionista que ele poderá adequar as modificações além de mostrar os prós e contras da exclusão de grupos de alimentos.
Tenham cuidado com dietas da moda, busque uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável.
Durante o mês de março/2018 a nutricionista, Giesy Ribeiro será uma das colaboradoras da coluna Alimentação e também contribue com o quadro “Comer e ser” veiculado às segundas-feiras no Progarama Saúde no ar na Rádio Excelsior AM 840 tendo a chancela da Escola de Nutrição da Ufba.
Ouça o comentário desta semana sobre os mitos e verdades sobre o leite:
Foto: Internet
Fonte:Giesy Ribeiro – Nutricionista CRN5 9966/P
Redação Saúde noar