Lei anti-tabaco já vigora na Inglaterra

Quem fumar no carro na presença de menores de 18 anos será punido com multa, segundo a nova lei anti-tabaco, que entrou em vigor na Inglaterra e em Gales, nesta quinta-feira (01.10). Aquele que descumprir a lei, deverá pagar uma multa de 50 libras (67 euros, 75 dólares) mas, por enquanto, segundo a polícia, será priorizada a pedagogia em detrimento da repressão.

A medida, que foi saudada pela British Lung Foundation (Fundação Pulmonar Britânica), segundo a qual 430 mil crianças são expostas, todas as semanas, à fumaça dos cigarros nos carros, foi vista por seus opositores  como de difícil aplicação e contrária à liberdade.

A lei anti-tabaco deve aplicada aos motoristas e aos passageiros que fumarem diante de crianças e adolescentes, mesmo que seja com as janelas abertas e a  medida não afetará apenas os carros conversíveis e os cigarros eletrônicos.

O presidente do sindicato de policiais, Steve White, disse à BBC que será extremamente difícil fazer a lei ser cumprida, pois a polícia já tem muito com o que fazer com os roubos e ladrões.

O Canadá, Estados Unidos, Austrália, Chipre e África da Sul, entre outros países,adotaram leis nacionais ou regionais proibindo fumar no carro se houver crianças.

Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.