Laudo revela que fã de Taylor Swift morreu de exaustão térmica

schedule
2023-12-27 | 17:40h
update
2023-12-27 | 17:32h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Laudo revela que fã de Taylor Swift morreu de exaustão térmica

Laudo de necropsia revela que a estudante universitária Ana Clara Benevides, 23 anos, morreu devido a exaustão térmica causada pelo calor no primeiro show da cantora Taylor Swift no Brasil, realizado em 17 de novembro, no Rio de Janeiro.

No período, o estado chegou a registrar recordes de temperatura, e os termômetros ultrapassaram os 40ºC. De acordo com o laudo do Instituto Médico Legal (IML), Ana teve pequenas hemorragias nos pulmões. O documento apontou que a jovem morreu por hemorragia alveolar, comprovando rompimento dos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões, e congestão polivisceral.  Ou seja, paralisação de órgãos por exposição difusa ao calor.

A universitária esperava pelo show de Taylor no Engenhão, zona norte do Rio, quando passou mal. Ela teve parada cardiorrespiratória. Fãs que também participaram do show afirmaram que a Time For Fun (TF4), empresa organizadora da turnê da cantora no Brasil, proibiu a entrada de garrafas no estádio e que a venda de água era escassa.

Com o resultado do laudo, representantes da T4F devem ser intimados a depor, podendo ser indiciados por homicídio culposo. O velório de Ana Clara ocorreu no dia 20 de novembro, na Câmara dos Vereadores de Sonora (MS), e o sepultamento, no cemitério da cidade de Pedro Gomes, no mesmo estado onde ela morava. A jovem estudava psicologia em Rondonópolis, também em Mato Grosso do Sul.

Mudança

Após a morte de Ana, a Secretaria Nacional do Consumidor publicou uma portaria que torna obrigatória a distribuição gratuita de água em eventos realizados em dias de temperatura elevada. A norma corresponde a uma ordem do ministro da Justiça Flávio Dino e tem validade de 120 dias.

Além disso, Dino ordenou que denúncias a respeito da indisponibilidade de água nas apresentações passe por investigação. A nova portaria prevê normas emergenciais e notificações a respeito do acesso à água em shows e espetáculos. Dessa forma, empresas privadas responsáveis pela produção de eventos a partir de agora, garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal. Contendo água para consumo no evento, devendo disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de “ilhas de hidratação” de fácil acesso a todos os presentes, em qualquer caso sem custos adicionais ao consumidor.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
05.08.2024 - 05:26:31
Uso de dados e cookies: