Categories: Alimentação

Laranja inibe o apetite e ajuda a emagrecer, aponta estudo

Quem pensa que os nutrientes da laranja servem apenas para combater o resfriado, pode estar enganado. Rica em fibras e em vitamina C, a fruta tropicalmente popular, também auxilia a perda de peso, aponta um estudo realizado na Universidade Estadual Paulista – Unesp, de Araraquara – São Paulo. De acordo com os pesquisadores, a laranja libera uma substância que aumenta a saciedade e ajuda a inibir o apetite, ou seja, a pessoa toma o suco e come bem menos na próxima refeição.

Os testes foram realizados com sucos frescos e industrializados no laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara. Ambos os casos, o resultado foi o mesmo. A pesquisa contou com 40 voluntários, que consumiram a bebida durante um ano e depois tiveram o sangue analisado.

Após analises, os especialistas descobriram que o suco de laranja aumenta os níveis de leptina no organismo. Esse hormônio age numa região do cérebro chamada de hipotálamo e inibe os receptores do apetite.

Mesmo contendo aproximadamente 120 calorias, em apenas um copo da bebida – suco de laranja – a pesquisadora e professora de nutrição e saúde da Unesp de Araraquara, Thaís Borges Cesar garante que o suco pode ajudar a emagrecer.  A pesquisadora explica que ao invés das pessoas consumirem alimentos com muito mais caloria e menos nutrientes – que não causem saciedade, como por exemplo, os refrigerantes e as bebidas adoçadas com açúcar – o consumo do suco de laranja, vai ter o benefício não só dos nutrientes, mas também de um aumento da saciedade. Thaís afirma ainda que o consumo do suco vai engordar menos e pode ajudar na manutenção do peso corporal.

De acordo com um voluntário que participou da pesquisa, ingerindo o suco uma vez a cada 15 dias, o resultado foi eficiente –  ficando bom tempo sem fome. Ele afirma que durante o processo da análise, ficava de duas a três horas saciado ao beber um copo de 300ml de suco. O voluntário destaca também que ao consumir um copo de suco, esperava uns 30 minutos para fazer a primeira refeição do dia – café da manhã. Ele ainda acrescentou que essa experiência fez perceber o motivo qual se alimentava em menor quantidade, o que diferencia da alimentação direta do jejum para o café da manhã.

Depois da experiência, a rotina dele mudou. “Já emagreci dois quilos, então tem um resultado na saúde. Claro, associando a um exercício físico, não é só o suco que vai fazer milagre”, disse o voluntário que atualmente toma pelo menos um copo de suco de laranja por dia.

Para que a bebida tenha esse efeito, entretanto, é preciso tomá-la sem adoçar porque se for colocado açúcar no suco, o resultado pode ser o inverso, já que ele é rapidamente absorvido pelo organismo, causando a sensação de fome e não de saciedade. A dose recomendada é de dois copos por dia.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Vagas de emprego no Simm nesta quarta-feira (16/07)

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 54 vagas de emprego…

11 minutos ago

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

3 horas ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

10 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

11 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

12 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

12 horas ago