Lançado em Salvador 1º centro de computação quântica do Brasil

Com lançamento na ultima quarta-feira (05), o primeiro centro de computação quântica do Brasil é sediado em Salvador. Batizado de LAQCC (Latin America Quantum Computer Center); o espaço acontece em parceria da Atos, especializada em transformação digital; bem comoe o Senai Cimatec, instituição de educação. Dessa forma, o centro tem intuito de fomentar a divulgação da tecnologia quântica no país, impulsionar a capacitação de mão de obra na área e incentivar pesquisas científicas.Dedicado ao setor empresarial brasileiro, o LAQCC receberá estudos de impacto, roadmaps tecnológicos; investigações de algoritmos e projetos de pesquisa aplicada, dedicado ao estudo e à difusão de aplicações de computação quântica para a sociedade de forma geral.

Além disso, o novo centro estará conectado à comunidade global da Atos, formada por uma rede de centros semelhantes ao da capital baiana. A expectativa é que a colaboração acelere a formação e o desenvolvimento de profissionais competentes na região.

De acordo com o diretor de big data e security da companhia, Luis Casuscelli, a aplicação da computação quântica está sendo cada vez mais requisitada; uma vez que a velocidade de processamento e a alta capacidade de memória permitem que os supercomputadores efetuem cálculos complexos e tarefas extensas e intensivas.

A computação quântica utiliza as leis da física quântica para responder operações cada vez mais complexas; bem como, tendo maior precisão e em menos tempo. Na inauguração do LAQCC, será apresentado ao público o QLM35e – batizado de Cimatec Kuatomu – o simulador quântico mais potente do Brasil, capaz de processar algoritmos quânticos com muito mais eficiência.

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Estados Unidos anunciam apoio a suspensão de patentes de vacinas contra Covid

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.