Depois de uma série de campanhas que arrecadou R$ 165 mil, a menina Laila Vitória, de 12 anos, viajará para St. Louis, nos Estados Unidos(EUA) no dia 25 de setembro, acompanhada da mãe, Luciene Santos, para realizar uma cirurgia que melhore sua qualidade de vida. A campanha foi iniciada em outubro do ano passado por familiares e amigos das menina que é portadora de paralisia cerebral espástica. Para juntar o dinheiro, família organizou bazares, rifas, ‘pedágios’ nas ruas de Santos, onde Laila mora, e campanhas pelas redes sociais.
Laila nasceu em Santos, litoral paulista, prematuramente com apenas 1,1kg e aos 10 meses foi diagnosticada com esse quadro raro de paralisia, que não atingiu a sua parte cognitiva. Desde um ano de idade, ela vem passando por cirurgias ortopédicas para tratar luxações no quadril e nos pés.
Os pais da garota, Luciene e Leonardo Barboza da Silva Júnior,estão esperançosos. Eles descobriram , um procedimento cirúrgico que pode melhorar a situação de Laila, e é realizado por um médico americano.“Lá nos EUA, ele já fez mais de três mil cirurgias com sucesso. Temos que buscar o melhor. É a vida da nossa filha”, disse Luciene.
A mãe da garota conta que nunca perdeu a fé: “Era quase impossível, mas eu sempre acreditei que alguma coisa maior fosse acontecer. Eventos foram feitos, fomos para a rua, jogadores doaram camisas, tivemos cinco eventos. Eu acreditei desde o começo que era possível”, disse ela.
No final de agosto, toda a quantia foi arrecadada e depositada na conta do hospital. Além da operação no dia 29, Laila passará por outras duas cirurgias e terá que fazer sessões de terapia intensiva. “Ela tem uma luta grande pela frente. Ela pode voltar a andar em até dois anos após a cirurgia”, disse Luciene.
A.V.