A Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), concedeu a certificação de excelência em qualidade pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), ao Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-BA).
O Programa avalia, anualmente, por meio de testes de proficiência, mais de 5.700 laboratórios brasileiros e cerca de 130 instituições de 11 países da América Latina e Europa.
De acordo com a diretora do Lacen, Arabela Leal, o programa visa monitorar a estabilidade dos processos e procedimentos realizados. “Fomos avaliados para identificação de microorganismos (bactérias) que causam infecções em humanos e detecção de genes de resistência bacteriano de bactérias resistentes. O Lacen teve 100% de resultados aprovados nas amostras controle analisadas durante todo o ano de 2023. Isso reflete o padrão de qualidade implantado”, pontuou.
O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia tornou-se referência nacional no sequenciamento genético de amostras do vírus causador da Covid-19 da Bahia. E outros cinco estados do nordeste (Sergipe, Alagoas, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte).
O Lacen é a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país, classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde. Com 108 anos de funcionamento, a unidade, além de referência para a testagem de Covid-19, é responsável pela testagem da tuberculose, hanseníase, Chagas, HIV, hepatites. Bem como, de água contaminada, o alimento que não tem condições de ser consumido, o produto de limpeza que causa intoxicação.
Foto: Sesab