LACEN-BA identifica 10 casos da variante do coronavírus de Manaus

De acordo com nova nota divulga pela Secretária de Saúde do Estado da Bahia, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) identificou; na sexta-feira (5), a circulação da mesma linhagem do SARS-CoV-2 (Covid-19) presente em Manaus; considerada mais infecciosa. O informe esclarece que das 32 amostras analisadas, dez apresentaram a variante denominada P.1. Dessa forma, esse é o primeiro registro oficial da mutação na Bahia.

Além disso, o Secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, disse que “as amostras foram coletadas nos últimos dias e a investigação preliminar da vigilância epidemiológica aponta a maioria dos pacientes estavam de férias e passaram pelos municípios de Salvador, Irecê e João Dourado, todos com residência na região amazônica”.

Contudo, a diretora geral do Lacen-BA, Arabela Leal; afirmou que “os outros 22 genomas sequenciados não são da variante de Manaus, nem do Reino Unido ou África do Sul. Elas já eram circulantes no estado e coletadas de pacientes com sintomas clínicos característicos da Covid-19”.

Anteriormente, o Lacen-BA); se tornou a terceira maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde; após realizar o sequenciamento de 48 genomas do SARS-CoV-2 (Covid-19); dessa forma, conseguindo identificar a circulação de seis linhagens diferentes de coronavírus.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: África do Sul suspende vacina de Oxford por baixa eficácia com variante

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.