Kit para diagnóstico do zika

Os laboratórios FK-Biotec (Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul – Lafergs) e Lafepe (Laboratório Farmacêutico de Pernambuco), se unem à Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico (BahiaFarma), para fazerem uso da tecnologia em prol da saúde pública.

Está em desenvolvimento um kit para diagnóstico rápido do zika vírus, dengue e chikungunya. O kit será o primeiro no Brasil a detectar a presença do vírus no organismo humano, ativo ou não, e determinar se a pessoa está imune ao vírus. A tecnologia demonstra se o paciente já foi ou não contaminado por um desses vírus, através de um painel que vai mostrar a situação de cada doença no organismo da pessoa.

Será um avanço significativo principalmente para mulheres em idade gestacional e grávidas. Os prazos para o desenvolvimento do kit, as características da tecnologia, os valores de investimento, o volume de testes necessários para controle da epidemia no país e o protótipo do teste serão informados.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N.)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.