O dia internacional da juventude é celebrado em 12 de agosto. A data criada em 1999, em Lisboa, Portugal por meio da resolução 54/120, teve iniciativa da Organização das Nações Unidas – ONU, como consequência da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela juventude. O objetivo é focar na educação e conscientização dos jovens para as responsabilidades de direito como representante do futuro do planeta.
Acreditar que se pode tudo, incluindo mudar o mundo é uma perspectiva da juventude.
Ser jovem é ser alegre, intenso e querer se desprender dos pais e tornar-se independente, ultrapassando limites e barreiras. Faz parte do mundo do jovem se apaixonar por pequenas coisas e sempre desejar o desconhecido decifrando a vida em busca dos sonhos. E esse é o momento em que se deve ter cuidado com as escolhas e perspectivas de vida para que se possa contribuir com o mundo de forma consciente e assertiva.
A ONU por mei
De acordo com a ONU, no mundo atualmente, existem 1,8 bilhão de pessoas jovens, o maior contingente nessa faixa etária já registrada em toda a história, apesar da pequena diminuição no número de jovens na última década. Os dados também revelam que milhares de mulheres e homens jovens enfrentam violações de direito, assédio, bullying e privações em lugares públicos, civis, físicos e digitais, espaços que deveriam oferecer segurança para a juventude poder expressar livremente suas opiniões e seguir seus sonhos.
Ainda segundo a ONU o desafio encontrado pela população jovem tem sido o processo de tomada de decisão, transformadoras no curso da vida social e política, que incluem inicialmente o aperfeiçoamento nas áreas de educação, cultura, ciência, comunicação e informação. Os recursos citados são necessários para construção de uma juventude formuladora de políticas e empreendedorismo sociais e colaborativos para uma nova sociedade
Para marcar a dat