Jovens filipinos criam lâmpada de água salgada

Três jovens das Filipinas criaram uma lâmpada que é capaz de emitir luz durante 8 horas usando apenas uma xícara de água salgada. O processo é parecido com o funcionamento de uma bateria, mas é bem mais seguro por não depender de materiais inflamáveis em sua fabricação, sem precisar ser substituída.

A Filipinas é um país propenso a sofrer com desastres naturais e falta de luz elétrica. Como o país é formado por mais de 7 mil ilhas, o combustível para as lâmpadas é muito fácil de encontrar devido à grande quantidade de água salgada na região.

A lâmpada de sal utiliza uma fonte de energia renovável sem consequencias perigosas. A lâmpada funciona usando uma bateria de célula galvânica, pelo qual dois eletrodos são colocados no interior da solução de água salgada rica em eletrólitos.

A energia gerada pela lâmpada serve para carregar smartphones através da porta USB e para iluminar uma casa durante oito horas por dia durante cerca de seis meses antes de os elétrodos exigirem a substituição.

O Sistema, conhecido como SALt, já ganhou vários prêmios de sustentabilidade e empreendorismo. A ideia foi destacada como ótima alternativa sustentável e de baixo custo para as comunidades do país.

Fonte: Climatologia Geográfica
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.