O jornalista Russo, Dmitry Muratov que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em outubro de 2021 pelo trabalho no jornal independente russo Novaya Gazeta; além do valor que a medalha obtiver em leilão, vai doar os 500 mil dólares que acompanham o prêmio. De acordo com Muratov doação, que será entregue à Unicef, pretende “dar uma possibilidade de futuro às crianças refugiadas”.
O Prêmio Nobel da Paz de 2021 foi partilhado por dois jornalistas: Dmitry Muratov, da Rússia, e Maria Ressa, das Filipinas. Eles receberam a distinção e as medalhas pela luta para preservar a liberdade de expressão nos respectivos países, apesar do ataque por parte de governos e até de ameaças de morte.
De acordo com o repórter a sua preocupação maior é com o futuro das crianças que ficaram órfãs devido ao conflito.
Além disso, em vídeo partilhado pela Heritage Auctions, que coordena a venda abdicando dos lucros, Dmitry Muratov apela a que outras pessoas sigam o exemplo e “leiloem os seus bens valiosos para ajudar os ucranianos”.
O leilão online iniciou no dia 1º de junho, data em que se assinala o Dia Mundial da Criança. No início do dia, as ofertas chegavam a 550 mil dólares, mas espera-se que novas propostas ultrapassem em muito este valor.