Portal Saúde no Ar

 

Joice propõe que presidente possa perder cargo por “incapacidade mental”

A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) entrou com pedido de um nova PEC (proposta de emenda à Constituição); para afastar o presidente da República em caso de “incapacidade mental”.Eleita em 2018 a deputada era uma das principais aliadas de Jair Bolsonaro; contudo após rompeu com o presidente da República e passou a fazer críticas a gestão.

Dessa forma, a PEC daria ao general Hamilton Mourão, a possibilidade de suspensão de Bolsonaro do cargo presidente da República. Hasselmann, não cita o presidente na justificativa do projeto. Por outro lado, enumera casos em que teria sido observada esse tipo de incapacidade em governantes, como a rainha Maria 1ª que comandou Portugal, e o Brasil colônia, de 1777 a 1816.

De acordo com, a PEC o vice-presidente da República, junto com 1/4 dos ministros, possa notificar os presidentes de Câmara e Senado de que o chefe do Executivo está mentalmente incapacitado para o exercício do cargo.

Segundo a proposta, o presidente teria 15 dias para contestar a atitude do vice e dos ministros. Mas ficaria suspenso do cargo.

Para o afastamento definitivo seriam necessários 2/3 dos votos de deputados e 2/3 dos senadores. A votação nominal, permitiria identificar como votou cada congressista. O prazo para a análise do Congresso acontece em 30 dias.

Contudo, para apresentação da PEC são necessárias assinaturas de ao menos 171 deputados. A proposição do texto, porém, está longe de ser garantia de que a proposta saia do papel.

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: Uruguai confirma detecção de variantes brasileiras do novo coronavírus

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.