Jarbas Barbosa é o novo diretor da Organização Pan-americana de Saúde

Na ultima quarta-feira (28), o médico sanitarista brasileiro Jarbas Barbosa foi eleito como novo Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A Opas é um escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), que cuida da saúde pública nas Américas. Ao todo, a organização possui quatro membros associados e 35 estados-membros.

Os candidatos que disputavam a eleição para diretor presidente da organização receberam indicação pelos Estados Membros, Estados Participantes e Membros Associados da OPAS — cada um poderia indicar um candidato até o dia 1º de maio de 2022.

A eleição aconteceu durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana. Dessa forma, o Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde receberá informe da eleição e fará a nomeação de Barbosa como novo diretor regional da OMS.

Assim, Jarbas Barbosa substituirá Carissa F. Etienne, da Dominica. O mandato começa no dia 1º de fevereiro de 2023 e terá duração de 5 anos, com possibilidade de uma reeleição.

Histórico

Jarbas Barbosa iniciou na Opas em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças. Contudo, atualmente, ocupava o cargo de diretor-assistente na organização.

O sanitárista é formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Além disso, possui mestrado em Ciências Médicas e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Entre os cargos publicos ocupados por Jarbas Barbosa, ele foi secretário de Vigilância em Saúde, no Ministério da Saúde, e presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de 2015 a 2018.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe