Portal Saúde no Ar



Japão: água do mar de Fukushima tem radioatividade abaixo do limite

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente japonês, o testes na água do mar realizados perto da usina nuclear de Fukushima, no Japão, não detectaram radioatividade.

Na última quinta-feira (25), o Japão passou a jogar no Oceano Pacifico a água da usina danificada, o que causou protestos no país e em nações próximas, principalmente a China, que proibiu a entrada de produtos marinhos vindos do Japão.

O Japão e organizações científicas dizem que a água é segura após filtragem para remover os elementos mais radioativos, exceto o trítio, isótopo radioativo do hidrogênio.

Com a dificuldade de separar o trítio da água, ocorre a diluição a água de Fukushima até que os níveis do elemento caiam para abaixo dos limites regulatórios.

De acordo com os testes de amostras do ministério mostraram que 11 pontos próximos à usina tiveram concentração de trítio abaixo do limite de detecção, de 7 a 8 becquerels de trítio por litro, informou a pasta, acrescentando que isso “não terá impacto adverso na saúde humana e no meio ambiente”.

 

Fonte: Reuters

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe