Foi sancionada recentemente em Uberlândia, pelo prefeito Gilmar Machado, a Lei “Janeiro Branco”, que insere no calendário oficial do Município o mês de conscientização à Saúde Mental. O projeto da campanha, já virou lei na cidade de Uberlândia onde o “Janeiro Branco”, passa a ser inserido no calendário oficial do Município como mês de conscientização à Saúde Mental.

De acordo com o psicólogo Leonardo Abraão, idealizador do projeto, a ação representa um marco na luta da psicologia da cidade que busca uma melhor qualidade de vida dos pacientes. “Nós temos paixão pela nossa profissão e agora estamos com uma responsabilidade maior, respaldados por uma lei. O senhor prefeito e todos que estão aqui assinando esta lei verão no futuro que é uma proposta para o mundo inteiro e serão lembrados na ajuda à saúde mental”, disse.

A proposta é difundir um conceito ampliado de Saúde Mental/Saúde Emocional, como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade.

O Mês de janeiro foi escolhido, pois, no início do ano as pessoas estão predispostas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, e a cor branca é uma sugestão para “desenhar novas possibilidades”, afirmou o psicólogo.

Em sua 4ª edição, a campanha chama a atenção por ser reconhecida e admirada em vários municípios brasileiros através da internet. Leonardo Abrahão ressalta que antes mesmo de Uberlândia, o projeto foi aprovado em Campinas (SP) e outras já colocaram o projeto em pauta nas Câmaras Municipais. “São mais de 30 cidades envolvidas na ação, além de outras fora do Brasil, como Japão, Portugal e Estados Unidos”, citou.

Durante todo o mês profissional da saúde estarão organizando a distribuição de fitas brancas, tirando dúvidas sobre saúde mental e a importância da Psicologia com entrega de panfletos explicativos sobre saúde emocional em escolas e empresas.

“Convidamos todos os profissionais das diversas áreas do conhecimento a questionarem-se: Como posso usar o que sei a favor da Saúde Mental/Saúde Emocional, no sentido de favorecer a qualidade de vida e o bem estarem das pessoas, bem como o equilíbrio emocional, o sentido existencial e a harmonia social?”, concluiu Leonardo.

A proposta da campanha Janeiro Branco é buscar mostrar às pessoas que elas podem se comprometer com a construção de uma vida mais feliz para si mesma.

Saiba Mais: 

http://janeirobranco.com.br/conheca-a-campanha-janeiro-branco-seus-objetivos-e-a-sua-importancia/

O tema foi debatido no programa desta terça-feira (02/01), tendo como convidado o Psicólogo Danilo Cruz.

Sintonize seu rádio às 8h na Rede Excelsior de Comunicação AM 840 e participe. Ligue para o telefone (71) 3328-7666 ou envie uma mensagem para o whatsapp (71) 99681-3998.

Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Iven Vitoriano

Share
Published by
Iven Vitoriano

Recent Posts

Extrato bancário terá nomeclatura única para todos os bancos

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados para todos os bancos  a…

6 horas ago

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que ácaros, mofo, pelos de animais, polén, fumaça e…

9 horas ago

Previsões para o futuro da humanidade

O físico Heinz von Foerster, nascido em 1911, previu que em 2026 poderíamos ver níveis…

11 horas ago

Centro de panificação abre vagas para trabalho temporário

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão disponibilizando cerca de 30 vagas para trabalho temporário…

11 horas ago

Salvador inicia campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica…

12 horas ago

Câncer de bexiga- Mais de 19 mil mortes em 4 anos

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) indicam mais de 110 mil…

13 horas ago