Categories: Notícias

Janeiro branco: Terapias alternativas são aliadas para a recuperação da saúde mental

As terapias alternativas estão cada vez mais consolidadas para a recuperação da saúde mental no Brasil. Pouco invasivas e praticamente livres de efeitos colaterais, os métodos, como acupuntura, são fortes aliados no enfrentamento da ansiedade, estresse, depressão, bipolaridade, burnout, entre outros transtornos mentais.

No Brasil, 11,3% das pessoas relatam ter recebido diagnóstico de depressão. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde, em abril de 2022, com resultados da Pesquisa Vigitel 2021. Para alertar sobre a importância do cuidado com a mente, a campanha do Janeiro Branco tem o intuito de conscientizar e chamar atenção para sintomas, que às vezes passam despercebidos, mas que podem despertar problemas sérios de saúde.

O médico acupunturiatra, anestesiologista e clínico da dor, Walter Viterbo explica que a acupuntura não trata apenas sintomas isolados, foca em equilibrar o corpo como um todo. “A abordagem holística vai cuidar das raízes que ocasionam o transtorno para que o sistema nervoso se fortaleça, a fim de proporcionar um senso duradouro de calma e serenidade. Além disso, o paciente vai sentir uma melhora significativa dos sintomas e, por consequência, reduzir a necessidade de remédios”.

A acupuntura é um método não invasivo e praticamente livre de efeitos colaterais, tornando-a uma alternativa atraente para aqueles que desejam aliviar transtornos mentais sem recorrer a medicamentos. Sessões regulares de acupuntura não apenas proporcionam um alívio, mas também podem ajudar a prevenir o acúmulo crônico de estresse, contribuindo para uma melhor qualidade de vida a longo prazo.

Viterbo ressalta ainda que a Campanha ‘Janeiro Branco’ tem o intuito de reforçar que todo mundo tem direito de cuidar do seu bem-estar emocional e psicológico. “Esses fatores deveriam ser prioridade em suas vidas e receber a mesma atenção que as doenças físicas, uma vez que, a saúde mental é fundamental para o funcionamento do corpo”.

Protocolo SEMEAR SEMPRE

O protocolo ‘SEMEAR SEMPRE’ criado pelo médico Walter Viterbo, trabalha o controle do estresse atuando em áreas importantes da vida do paciente. A campanha dá dicas sobre o sono, exercícios, metas, exames, alimentação, relacionamento, sexualidade, escolhas, medicamentos, práticas complementares, ressignificação e espiritualidade importantes métodos para reduzir os impactos e frequências de alergias e inflamações no corpo.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Extrato bancário terá nomeclatura única para todos os bancos

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados para todos os bancos  a…

6 horas ago

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que ácaros, mofo, pelos de animais, polén, fumaça e…

10 horas ago

Previsões para o futuro da humanidade

O físico Heinz von Foerster, nascido em 1911, previu que em 2026 poderíamos ver níveis…

11 horas ago

Centro de panificação abre vagas para trabalho temporário

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão disponibilizando cerca de 30 vagas para trabalho temporário…

12 horas ago

Salvador inicia campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica…

13 horas ago

Câncer de bexiga- Mais de 19 mil mortes em 4 anos

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) indicam mais de 110 mil…

13 horas ago