Israel e EUA, concordam com um plano para a ajuda humanitária

https://www.istockphoto.com/br/portfolio/kieferpix?mediatype=photography

Os Estados Unidos e Israel “concordaram em desenvolver um plano que permitirá que a ajuda humanitária das nações doadoras e das organizações multilaterais chegue aos civis em Gaza”, anunciou o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, nesta terça-feira (17) em Tel Aviv, no horário local.

“É fundamental que a ajuda comece a chegar em Gaza o mais rapidamente possível”, destacou Blinken em declarações em um edifício diplomático dos EUA em Tel Aviv. Após o anúncio, ele iniciou a viagem para fora de Israel.

Hamas também concorda com abertura da passagem de Rafah, para a passagem de feridos.

O Hamas pediu para o Egito abrir a passagem da cidade que faz fronteira para que ajuda possa entrar em Gaza e os feridos possam ser receber cuidados médicos.

“Mencionamos especificamente os nossos irmãos no Egito e pedimos um movimento regional e internacional para abrir a passagem de Rafah e permitir a entrada de ajuda para o nosso povo em Gaza e para transferir os feridos para tratamento”, disse o Hamas em uma mensagem no Telegram.

Apesar disso, Israel acusa o Hamas de impedir a saída de civis da faixa de gaza para que eles sirvam de escudo humano.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe