As Forças de Defesa de Israel (FDI) disseram nesta terça-feira (1°) que dezenas de mísseis foram lançados do Irã em direção ao país. Relatos iniciais indicam que o ataque inclui mísseis balísticos.
Segundo os militares de Israel, alguns projéteis causaram impacto direto no sul e centro do país, mas não houve feridos até o momento.
Israel diz que o ataque iraniano fracassou, porque os mísseis foram interceptados e estouraram no ar, antes de chegar no alvo.
Os artefatos demoram em média cerca de 20 minutos para chegar ao território israelense, saindo o Irã. A grande maioria dos mísseis foram interceptados e neutralizados pelas forças de Israel e com a ajuda dos EUA.
O Irã advertiu que se israel revidar as consequênxias serão trágicas. A estimativa inicial do Exército israelense é que o Irã disparou 180 “projéteis” contra Israel.
“Neste momento, entendemos que foram aproximadamente 180 projéteis”, disse um porta-voz das Forças de Defesa de Israel.
“Mas isso não é definitivo, e (é) uma estimativa inicial”, adicionou.
Israel promete revidar
“Houve um ataque sério contra nós, e haverá consequências sérias”, ressaltou o porta-voz das FDI Daniel Hagari.
Os Estados Unidos alertaram Israel na manhã desta terça-feira (1°) que o Irã estava pronto para lançar um ataque,
O assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, condenou nesta terça-feira (1º) o ataque com mísseis balísticos do Irã contra Israel como uma escalada significativa, acrescentando que Israel parece ter derrotado o ataque sem perda de vidas.
“Trata-se de uma escalada significativa por parte do Irã, um evento significativo, e é igualmente significativo que tenhamos sido capazes de avançar com Israel e criar uma situação em que ninguém foi morto nesse ataque em Israel”, disse Sullivan a repórteres na Casa Branca.
“Deixamos claro que haverá consequências, consequências graves, para esse ataque, e trabalharemos com Israel para que isso aconteça”, afirmou.