Portal Saúde no Ar

 

Iperba completa 40 anos nesta quarta

O Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba) completou nesta quarta-feira (11.11) 40 anos de serviços prestados à comunidade. Criado em 1975, o instituto atende nas áreas de ginecologia, obstetrícia, neonatologia, e serve como campo de ensino e pesquisa, possuindo 100 leitos de ginecologia/obstetrícia e unidade semi-intensiva neonatal, e realizando uma média mensal de 1.800 atendimentos, 340 partos, 40 cirurgias e 40 procedimentos de curetagem por mês.

Nos últimos 20 anos, o instituto que possui 600 funcionários ligados à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab),realizou mais de 127 mil partos, oferecendo diversos serviços hospitalares.”O meu grande objetivo quando assumi a gestão foi dar cada vez mais complexidade à instituição. Por isso, contratamos mais profissionais e inserimos novas especialidades”, relata Dolores Fernandez, diretora geral do Iperba. É também a única maternidade da Sesab que possui Banco de Leite Humano.

Na unidade, que oferece aos seus recém-nascidos teste do olhinho, orelhinha e do coraçãozinho, as parturientes recebem orientações odontológicas e cuidados com a saúde bucal dos bebês.

Funciona no Iperba também o  primeiro cartório interligado a uma maternidade do Estado da Bahia. Assim, as crianças nascidos na maternidade já saem da maternidade com o seu registro civil. Além disso, também já são emitidos atestados de óbito.

Após a ampliação do instituto em2003, a unidade inaugurou seu ambulatório, passando a realizar um maior número de consultas periódicas de ginecologia e pré-natal. Hoje, desenvolve também atendimentos de planejamento familiar, preventivo, sexologia, mastologia, estimulação precoce e tratamento de endometriose, e realiza exames de ultrassonografia obstétrica, ginecológica, abdômen total e transfontonela.

O Iperba é também a única maternidade do Estado da Bahia autorizada a realizar interrupção da gestação nas situações previstas em lei, prestando atendimento às mulheres vítimas de violência sexual, dispondo para isso de equipe multidisciplinar especializada no atendimento aos adolescentes Uma enfermaria foi equipada para realizar o método Mãe Canguru.

Tempos difíceis

O Instituto de Perinatologia da Bahia – Iperba foi fundado em 11 de novembro de 1975, com recursos obtidos através de doações do governo e de grupos suíços, com o objetivo de atender à população carente e servir como maternidade escola, vinculada à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, tendo como órgão mantenedor a Fundação Bahiana para o Desenvolvimento da Medicina (FBDM).

Funcionou como maternidade modelo e polo de especialização para médicos do INAMPS, pela disponibilidade e qualidade dos recursos, na vanguarda da tecnologia aplicada às especialidades de obstetrícia, neonatologia (1º serviço na Bahia), ultrassonografia (3º serviço instalado no Brasil), monitorização fetal, pesquisa bioquímica fetal e amniótica e alojamento conjunto.

A partir da década de 80, pela falta de recursos, a maternidade entrou em processo de declínio na estrutura física e de equipamentos, sendo fechada em fevereiro de 1988.

O Governo do Estado, diante do histórico de 9.000 atendimentos/ano, reivindicações da comunidade local e da declaração da FBDM de não dispor de recursos para a continuidade do atendimento, desapropriou o imóvel em 1987, a fim de adotar providências necessárias à reforma do espaço físico e retorno do atendimento à população.

A maternidade ficou desativada por três anos. Em novembro de 1990, as obras foram iniciadas e concluídas após 106 dias. Em janeiro de 1991, o Iperba foi reinaugurado pela Sesab e completa, este ano, 40 anos de serviços prestados à comunidade.

Portal Saúde no Ar

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.