Iperba abre visitação de bebês para irmãos com mais de cinco anos

Crianças a partir de cinco anos de idade já podem visitar os irmãos que estejam internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCo) do Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba). O programa, desenvolvido pelo Serviço de Psicologia da unidade, permite que o irmão destes bebês conheça-o ainda na internação, de forma a compartilhar as experiências vividas por seus pais e avós, o que não era permitido há cerca de um ano atrás.

Geralmente, o filho mais velho acompanha a gestação e espera junto com os pais pelo nascimento do bebê. Visitá-lo permite que ele continue a partilhar desta história com seus familiares. Além disso, o recém-nascido chega a uma situação familiar que já existe, no qual precisará ser inserido, e permitir a visita dos seus irmãos pode ajudar no seu cuidado ampliado. Com a participação dos filhos, a família recebe maior suporte para enfrentar a internação do bebê, já que a criança passa a entender por que o irmão não foi para casa e por que a mãe fica o dia inteiro no hospital.
Podem participar da visita irmãos de bebês internados na UCINCo, com mais de cinco anos de idade e que estejam saudáveis. A criança visitante não pode estar com qualquer sinal de infecção ou com problemas na pele. Este cuidado é importante para garantir a segurança dos recém nascidos internados.
A visitação acontece por intermédio da psicóloga do setor, que conversa primeiro com os pais para discutir a possibilidade da visita. A criança deverá passar também por atendimento psicológico, com o intuito de analisar suas condições de ter contato com o bebê. A visita ocorre com um irmão de cada vez, na presença de um dos pais ou avós e a psicóloga.

Fonte: Ascom Iperba

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.