Inverno chegando: Saiba como se proteger das doenças respiratórias

A mudança de temperatura no período do inverno pode levar a algumas complicações respiratórias. As mais comuns incluem sinusites, bronquites, rinites (que podem desencadear processos asmáticos), gripes, resfriados e doenças virais do trato respiratório superior.

Segundo o otorrinolaringologista Helissandro Coelho, os sintomas que esse tipo de paciente apresenta, na maioria das vezes, são obstrução nasal, coriza e espirro; em quadros virais, dor de garganta (nas gripes e resfriados o paciente também pode ter febre baixa). Essas doenças respiratórias, que começam de forma muito simples, muito brandas, podem evoluir para certas complicações como pneumonias, bronquites e crises de asma.

O especialista lembra ainda que uma gripe, um resfriado comum dura de 7 a 10 dias. Depois desse tempo o paciente tem uma completa resolução dos sintomas, que costumam piorar até o quinto dia, tendendo depois a diminuir. Se, passado esse prazo, esses sintomas permanecem ou pioram, o paciente deve procurar um atendimento médico.

Para prevenir uma crise respiratória durante o inverno, é preciso tomar certos cuidados. Helissandro recomenda o uso de agasalhos, para esquentar a região do pescoço e proteger a garganta; é importante também não ficar próximo a fogueiras, hidratar-se e alimentar-se de forma adequada, não perder uma noite inteira de sono e ser moderado no consumo de bebidas alcóolicas.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.