Muitas mulheres, apesar de inúmeras tentativas, apresentam dificuldades de engravidar. Diversos métodos têm sido tentados para identificar os problemas que possivelmente estariam envolvidos.
Um novo instrumento, o Clearblue Easy Fertility Monitor, produzido por pesquisadores dos Estados Unidos e do Reino Unido, é uma nova técnica para auxiliar mulheres que desejam engravidar. Os resultados alcançados com a utilização desse aparelho foram publicados no jornal Fertility and Sterility em fevereiro (2007).
Os cientistas perceberam que muitos casais não sabem a respeito do ciclo ovulatório feminino (ciclo relacionado ao período de liberação do óvulo pela mulher – fundamental na concepção). Após a mulher ovular, dois hormônios apresentam seus níveis aumentados na urina. Para que ocorra a gravidez, é necessário que o casal tenha relações sexuais no período em que haja a ovulação. O Clearblue Easy Fertility Monitor identifica esses hormônios, de forma prática no próprio domicílio, permitindo ao casal conhecer o momento ideal para se tentar alcançar a tão estimada gestação.
653 mulheres que desejavam engravidar foram selecionadas pelos cientistas e dividas em dois grupos: um que usaria o aparelho por pelo menos dois ciclos e outro que não o usaria. 22.7% das mulheres que usaram ficaram grávidas enquanto que 14,4% das que não usaram alcançaram esse resultado.
O Clearblue Easy Fertility Monitor é, portanto, um novo passo a ser dado pelos casais que desejam conceber, permitindo de forma fácil e conveniente o conhecimento sobre o ciclo ovulatório feminino.
Fonte: Fertility and Sterility.