Categories: Notícias

Inteligência artifical causará um grande impacto na humanidade

                                                                                                                                                                                                  *Jorge Roriz

 

A Inteligência artifical (IA)  fará uma nova revolução na humanidade. Com o aperfeiçoamento do CHATGPT, os robõs poderão entender conteúdos. Eles já criam livros, fazem imagens apenas por descrição e respondem perguntas complexas

Em, 2015 O pesquisador Joseph Redmon da Yolo mudou a lógica de como algoritmos compreendem uma imagem. Antes, os modelos do tipo examinavam várias vezes a mesma região de um quadro para tentar detectar possíveis objetos. Já a Yolo olha para imagens de um modo amplo e encontra os objetos específicos – cada um deles é demarcado por um retângulo, posteriormente classificado naquilo que foi detectado. O sistema é tão avançado que consegue, inclusive, detectar objetos sobrepostos, algo extremamente difícil para classificadores de imagens bidimensionais.

O ChatGPT foi lançado no dia 30 de novembro de 2022 e se tornou o aplicativo  mais veloz da história: em janeiro atingiu 100 milhões de usuários ativos. A ferramenta é um chatbot que usa inteligência artificial (IA) para criar textos complexos em formatos variados. A IA mantém uma conversa com o usuário, na qual que é possível enviar comandos para obter textos em formatos e estilos variados: da criação de poesia a e-mails com linguagem formal. Ele seria aprovado até em provas como MBA e de capacitação médica nos EUA. O LaMDA, modelo de gerador de diálogos é tão sofisticado que fez um engenheiro do Google afirmar que o sistema estava “vivo”, ( como se ele possuisse consciência própria) o que foi desmentido. DALL-E 2, modelo que gera imagens a partir de comandos de texto, que está levantando debates sobre o uso de IA nas artes.  o sistema foi capaz de responder provas e ser aprovado como um aluno apto a se tornar um médico nos EUA.

Também em 2022, a OpenAI, startup por trás do ChatGPT, lançou uma tecnologia que permite criar imagens digitais apenas com a descrição em texto daquilo que você deseja ver. O programa conhecido como DALL-E 2 levou a criação de uma série de ferramentas semelhantes, como Midjourney e Stable Diffusion. Com a promessa de acelerar o trabalho dos artistas digitais, esta nova geração de inteligência artificial (IA) despertou a imaginação tanto do público em geral como de especialistas – e ameaçou suscitar novos níveis de desinformação online.

Em 06 de fevereiro,O Google anunciou o Bard que é a sua versão de Chatgpt, e fez de forma precipitada devido a concorrência. Porém, o Bard em uma sessão privada (pré lançamento) cometeu um erro de informação.

Na demonstração, que foi postada pelo Google no Twitter, um usuário pergunta a Bard: “Que novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb posso contar ao meu filho de 9 anos?” Bard responde com uma série de pontos, incluindo um que diz: “O JWST tirou as primeiras fotos de um planeta fora do nosso sistema solar”.

De acordo com a NASA, no entanto, a primeira imagem mostrando um planeta além do nosso sistema solar – foi realmente tirada pelo Very Large Telescope do Observatório Europeu do Sul há quase duas décadas, em 2004.
Após a resposta errada,

As ações da Alphabet, controladora do Google, perderam mais de US$ 100 bilhões em valor de mercado em 8/02.

A inteligência artificial, além de criar textos, poesias,livros, imagens apenas por descrição, responder perguntas complexas, pode ser usada na medicina. Cientistas estão criando modelos para novas proteínas – mecanismos biológicos minúsculos que podem mudar a maneira como nossos corpos se comportam. Alguns cientistas veem nessa tecnologia mais do que apenas um modo de criar fotos falsas. Eles enxergam um caminhos para novos tratamento contra o câncer, novas vacinas contra a gripe e novas pílulas que ajudam a digerir o glúten.

O sistema de inteligência artifical criado por universidades, pesquisadores, megacorporações, startups e entusiastas da tecnologia, causará grande impacto econômico. Até 2030, a inteligência IA vai gerar US$ 13 trilhões no mundo, segundo um relatório global da consultoria McKinsey.

“Até agora a inteligencia artificial pode ler e escrever, mas não consegue entender o conteúdo. Os novos programas com o Chatgpt vão tomar muitos trabalhos de escritório mais eficientes. Isso vai mudar o nosso mundo “

Bill Gattes

 

* Jorge Roriz é pesquisador de teconologias e Jornalista do Portal Saúde no AR.

As informações foram retiradas de diversas matérias jornalísticas sobre o assunto.

Fontes: Estadão, CBN, O Globo e Redes sociais

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Jorge Roriz

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

5 minutos ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

8 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

9 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

9 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

9 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

10 horas ago